BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



domingo, 6 de novembro de 2011

COMPRA DE FARDAMENTO DA MARINHA


Inspetores do Tribunal de Contas da União (TCU) questionam o setor de compras de uniformes da Marinha. Em diligência (nome técnico para inspeção avançada) ao Centro de Obtenção da Marinha no Rio, os inspetores foram verificar denúncia, segundo a qual, exigências fora do comum estariam restringindo a concorrência nos pregões eletrônicos feitos para comprar uniformes na Força.


Entre as condições do pregão aberto ano passado e ainda em andamento estão uma inspeção para verificar qualificação técnica das confecções. Em tal diligência, verificou-se banheiro, formação das costureiras e até se a fabricação fere o meio ambiente. O rigor poderia ser aplaudido, caso não fosse cobrança rara para confecções que fazem roupas e se não representasse aumento considerável de custo.


Segundo a denúncia, de um ano para o outro, as compras de uniformes saíram a preços 44% e 93% maiores, quando comparados editais semelhantes. São fardas, camisetas e calças que no mesmo pregão saem a preços muito parecidos, mas na comparação com pregão anterior sofreram expressivo reajuste.


PREGÃO POLÊMICO 2


93% MAIS CARO

A maior diferença se deu na confecção de jaquetão. No pregão de 2009, com menos exigências, saiu por R$ 72,60. No questionado, de 2010, o preço saltou para R$ 140.

PREGÃO POLÊMICO 3


COMPARAÇÃO DE CUSTO

O aumento de custo entre compras semelhantes feitas em 2009 (pregão 37) e 2010 (pregão 144) pode ter passado despercebido pelo TCU, que se concentrou no 144.

PREGÃO POLÊMICO 4


NOVAS COMPRAS

O pregão 144 não será suspenso, apesar da diligência do TCU, porque novo edital acabaria por encarecer a encomenda. Esse foi o entender do tribunal ao liberar a inspeção.
PREGÃO POLÊMICO 5


PREÇOS MAIS EM CONTA

Cabe destacar que o pregão 144 só sai mais caro na comparação com o anterior. Isoladamente, o que se vê é que os preços saíram mais em conta que os de referência previstos em edital.



Fonte: odia.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"