BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



sexta-feira, 25 de novembro de 2011

REAJUSTE DO SOLDO


           Sem fazer barulho, no melhor da tradição diplomática, o ministro Celso Amorim manteve as gestões para incluir o reajuste dos soldos no Orçamento da União em 2012. A atuação do ministro é acompanhada por tropa que diz só acreditar no aumento quando aparecer na conta. Mas há quem elogie a atuação, comparando-a com a do antecessor, Nelson Jobim. 


          
          As queixas em torno dos processos de licitação para compra de fardas nas Forças Armadas estão dando gás a projeto de lei, agora na Câmara dos Deputados, que restringe a entidades credenciadas a confecção e venda de uniformes das tropas. De autoria do Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), texto passou pelo Senado e agora está pronto para ir a Plenário na Câmara, onde deve ser aprovado.


MUDANÇA EM LICITAÇÕES
         
           A proposta o senador vai logo a Plenário na Câmara, em função da junção a ela de projeto do ex-deputado Alberto Fraga, que torna obrigatório o cadastramento das empresas que comercializam uniformes policiais, bem como a identificação das pessoas que comprarem os materiais. Aprovada, mexerá com licitações para compra de fardas.


INSPEÇÃO DO TCU
               
          Coincidentemente, o projeto do Senado tramitou junto com inspeção feita pelo Tribunal de Contas da União no setor de compras de uniformes da Marinha. Conforme publicado aqui, a inspeção ocorreu após denúncia, segundo a qual, exigências fora do comum estariam restringindo a concorrência nos pregões eletrônicos feitos para comprar uniformes da Força.


"PEÇAS NÃO BATEM"
         
            A inspeção do TCU no setor de compras da Marinha foi assunto nos quartéis do Rio. "Além de a qualidade ser ruim, as peças dos uniformes nunca batem, ou seja, as calças e as camisas, de uma forma geral, são de diferentes confecções, tonalidades e material", conta praça. "Os postos de vendas de uniformes nunca têm peças para vender e temos que comprar nas lojas de terceiros", completa.


MUDANÇAS CONSTANTES
       
            No Exército, a inspeção do TCU gerou outros tipos de comentário. "Nos últimos 10 anos, já houve várias trocas de detalhes dos uniformes que obrigam os militares a gastar o pouco dinheiro que ganham para atualizar o enxoval. Agora, está no 'forno' a mudança da camisa de malha camuflada, que passará a ser verde-oliva", conta um praça.






           As Forças Armadas voltaram a ter em suas fileiras um cachorro paraquedista. O Rottweiler Adam, de oito anos de idade, serve no 36º Pelotão de Polícia do Exército Paraquedista e fez ontem seu primeiro salto. Foi na Base Aérea do Campo dos Afonsos. O colaborador saltou de avião C-105 Amazonas do Esquadrão Arara (1/9 Gav). 




           Há duas décadas, as Forças Armadas não contavam com um cachorro paraquedista. Adam é adestrado para atividades operacionais, como farejamento e patrulha. Chegou a atuar na operação de garantia da lei e da ordem no Complexo do Alemão e, antes de saltar, passou por duro treinamento. 


          Oficial da brigada paraquedista informou à coluna que, antes do salto, Adam fez um mês de estágio, submetido a treinamento na torre e na balança. No primeiro aparelho, habilitou-se a saltar do avião e a altura. No segundo, treinou toque no solo. "É um cachorro muito forte, com boa estrutura óssea e preparação física", disse o oficial da brigada paraquedista.



          No salto, Adam foi acompanhado por militares do Exército e também, com orgulho, pelo pessoal da Força Aérea, lotado na Zona de Lançamento de Itaguaí. Ao comentar sobre o animal e seu salto, feito no encerramento da Operação Saci (de adestramento avançado da Brigada de Infantaria Paraquedista), a Força Aérea descreveu Adam como um animal que "veste verde oliva, serve ao Exército e tem a cor marrom nos pés".


Fonte: O dia on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"