BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MILITAR MORRE APÓS TESTE FÍSICO


17/11/2011 11h40 - Atualizado em 17/11/2011 11h40

Homem de 43 anos foi socorrido no local e chegou a ser levado ao hospital.
Segundo o Comando Militar do Oeste, praça participava de treinamentos.





                             Um subtenente de 43 anos, da 9ª Região Militar em Campo Grande, morreu na manhã de quarta-feira (16) De acordo com informações do Comando militar do Oeste, ele realizava uma corrida e teria sofrido um mal súbito.

                      O militar participava de uma atividade de treinamento físico-militar, durante um teste de aptidão física. Ele foi socorrido no local e encaminhado para o Hospital Militar de Campo Grande. Segundo o CMO, o subtenente não apresentava problemas de saúde. O sepultamento será em Natal, na cidade de origem do militar. (G1-MS)

VEJA TAMBÉM:


Pesquisa: homens têm 3 vezes mais chances de morte súbita


Jornal do Brasil
                  Segundo uma pesquisa apresentada no congresso da American Heart Association, em Orlando (EUA), a incidência de morte cardíaca, em homens, é três vezes maior do que em mulheres. Pesquisadores da Northwestern University, de Chicago, constaram que, no sexo masculino, o problema aparece em um de cada oito, ao longo da vida. Já entre o sexo feminino a incidência é de uma para cada vinte e quatro.
           Mortes súbitas provocadas por problemas cardíacos são mais comuns do que parecem. Elas acontecem a cada 5 minutos, sendo a maior causa de mortes no mundo. A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas constatou que, 50% das mortes por problemas cardiovasculares ocorrem subitamente e alterações do ritmo dos batimentos cardíacos estão por trás disso.
            "O coração faz normalmente uma seqüência de 60 a 100 batimentos por minuto e alterações nesse ritmo são as chamadas arritmias", explica o cardiologista Eduardo Saad, especialista em arritmia cardíaca do Instituto Nacional de Cardiologia e membro especialista da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas.
                 Em quase todos os casos, a arritmia cardíaca começa numa fibrilação ventricular, um descompasso elétrico que tira o coração de seu ritmo normal. Por isso, a população deve valorizar os sintomas da doença, como palpitações, tonturas e desmaios. Além disso, deve procurar um cardiologista para detectar os fatores de risco (hipertensão, diabetes, obesidade, história familiar de morte súbita, entre outros) e fazer exames preventivos:
               "Um simples eletrocardiograma é o primeiro passo. Acima dos 40 anos, o mal súbito mata mais do que câncer de mama, de próstata, Aids, assassinatos e acidentes de trânsito juntos", relata o Dr. Eduardo Saad. As pessoas mais propensas são as que já tiveram um problema cardiovascular, como um enfarte, mas também podem ocorrer em qualquer indivíduo, de qualquer idade.

Aneurisma Cerebral

O aneurisma cerebral é a mais frequente de hemorragia cerebral espontânea e apresenta uma alta taxa de mortalidade (1 em cada 5 pessoas que apresenta morte súbita tem diagnóstico de ruptura de aneurisma cerebral em necropsias realizadas). O aneurisma cerebral pode ocorrer a partir dos 20 anos de idade e casos esporádicos foram relatados em crianças. A causa mais comum para o desenvolvimento do aneurisma cerebral é congênita, que associada a diversos fatores (tabagismo, colesterol alto, hipertensão arterial, diabetes) podem influenciar e levam a malformação da parede do vaso sanguíneo. O indivíduo nasce com a parede da artéria normal, mas com o passar do tempo acontece o enfraquecimento na região de bifurcação de vasos sanguíneos do cérebro, formando uma estrutura sacular, que representa uma “bolsa de sangue”, o aneurisma cerebral.


Uma em cada dez pessoas apresenta defeito congênito nas artérias”, o que associado aos fatores predisponentes faz aumentar a incidência da doença. Pessoas que apresentem parentes próximos com diagnóstico de aneurisma e/ou história de morte súbita, devem procurar assistência médica especializada para se tentar o diagnóstico precoce e preventivo do aneurisma (antes que ocorra o sangramento). Pessoas com dores de cabeça diferente das dores de cabeça usuais ou que dificilmente tem dor de cabeça e apresentam dores de cabeça súbitas, bem como aquelas que se queixam de visão dupla ou queda de pálpebra associada a pequenas dores de cabeça, devem procurar assistência, pois podem estar apresentando os chamados “sinais de alerta” de ruptura de aneurisma cerebral. Os “sinais de alerta” devem ser seriamente considerados e constituem o melhor aviso para o diagnóstico preventivo do aneurisma cerebral.


A história do paciente associada aos sintomas avaliados pelo especialista faz com que o diagnóstico preventivo possa ocorrer, antes do sangramento do aneurisma cerebral (que pode ser fatal). O diagnóstico precoce, com exame radiológico não-invasivo, pode ser feito através do exame de angioressonância. Este exame permite a análise dos vasos sanguíneos no cérebro sem injeção de contraste. Os casos mais complexos podem necessitar de exame de cateterismo, com injeção de contraste, para melhor análise e planejamento do tratamento. O tratamento deve ser analisado de acordo com a particularidade de cada caso. Alguns pacientes podem apresentar mais de um aneurisma e o tratamento deve visar o aneurisma que rompeu e/ou aquele com maiores chances de ruptura. Os aneurismas múltiplos podem ser tratados com uma única cirurgia na dependência de sua localização.


O estado do paciente é fundamental na decisão do tratamento. Os pacientes que não sofreram a ruptura do aneurisma são considerados grau I na classificação de hemorragias. Os pacientes que sofreram a hemorragia e se encontram em estado crítico (em coma) são considerados grau IV ou V. Quanto maior o grau do sangramento maiores são as possibilidades de seqüelas, por vezes irreversíveis.


Os pacientes podem se beneficiar do tratamento endovascular (através do fechamento do aneurisma com um cateter), entretanto o método definitivo de tratamento é o tratamento microneurocirúrgico com o fechamento do aneurisma sendo realizado com a colocação de um ou mais “clipes” de titânio, que ocluem totalmente a malformação. O tratamento com cateter pode ser empregado em pacientes graves e/ou com situação clínica que impeça a cirurgia, pois a oclusão endovascular pode não acontecer completamente e haver a formação de novos aneurismas. A prevenção é o melhor caminho e dores de cabeça constantes e alterações neurológicas devem ser pesquisadas cuidadosamente pelo clínico geral e encaminhadas ao especialista “.


Dr. Marcelo Ferraz de Campos





ASSISTA OS VÍDEOS RELACIONADOS: 




















HOMENAGEM:


O nosso eterno amigo Wildson voltou à sua condição original, assim como, um dia, todos nós voltaremos à nossa. Ele, que lá está, por nós esperará.


WILDSON CAMARA DOS SANTOS


Até logo, meu amigo.



MEMENTO HOMO QUIA PULVIS EST ET IN PULVIS REVERTERIS

O mistério da vida e morte não pode ser decifrado, nem pode ser explicado pela ciência, religião, ou pela filosofia humana. A razão e a especulação de nada valem aqui. Todas as conjecturas humanas com respeito ao segredo da vida ou ao mistério da morte têm-se mostrado infrutíferas. Não deve o ser humano inquietar-se, nem perder-se em preocupações com tais  questões. Elas são insolúveis, incompreensíveis, indefiníveis... Elas são... Divinas!    

VIDA: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas    o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente" (Gênesis 2:7).

MORTE: “Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Gênesis 3:19). "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu." (Eclesiastes 12:7)

Rina









Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"