No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta". Um bom exemplo do erro grosseiro seria: "A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter viradoeleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta". |
BEM VINDO
Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
PRESIDENTE OU PRESIDENTA?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
É verdade. Desde a reforma do ensino nos idos de 1971 por Francisco Campos, escrever e falar a Língua Portuguesa ficou cada vez mais difícil. Quem não sabia antes, hoje em dia então kkkk...Aí me vem essa guerrilheira Búlgara e quis aparecer só porque foi escolhida como a 1 mulher a governar essa desordem. Então ela achou por bem se intitular Presidenta. Piada ne...Então eu vou no banco e falar com a gerenta da minha conta corrente. Depois vou passar instruções no quartel pra Tenenta. Ao sair do quartel eu dou voz de prisão a uma delinquenta adolescenta. Vou ao cinema pra assistir o filme "As insurgentas". Depois vou no meu clube favorito e digo que troquem o dirigente de futebol por uma dirigenta. Encontro um amigo e digo a ele que minha colega de trabalha é sua pretendenta. Olho pro céu e vejo que a lua está reluzenta, linda, com um luz ofuscante e incandescenta.
ResponderExcluirVai ser burrenta la na Bulgária viu.....