BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



terça-feira, 4 de outubro de 2011

TRANSGRESSÕES DISCIPLINARES

Transgressões disciplinares aplicadas com fundamento no Decreto nº 4.346/02 são nulas, afirma magistrado federal.

Segundo o Doutor Francisco Donizete Gomes, Juiz Federal , "a partir de 05/10/1988, as transgressões militares devem estar previstas em lei em sentido formal, por força do artigo 5º, inciso LXI, da Constituição da República. Isso não significa que o artigo 47 da Lei nº 6.880/80 foi revogado, senão que se tornou incompatível com a norma constitucional razão pela qual, a partir de 05/10/1988, não pode ser editado Decreto que, com fundamento no artigo 47 da Lei nº 6.880/80, se proponha a regulamentar transgressões disciplinares. Portanto, sanções a transgressões disciplinares aplicadas com fundamento no Decreto nº 4.346/02 são nulas.

Anote-se que o inciso X do art. 142 da CRFB/1988 estabelece que a lei disporá sobre questões relativas aos militares, como os direitos, os deveres, os limites de idade para ingresso nas Forças Armadas, autorizando que se leve em consideração as peculiaridades de suas atividades, o que não afasta a necessidade de se ter as transgressões militares definidas em lei, em respeito à unidade da Constituição, em especial ao inciso LXI, artigo 5º, da CRFB/1988."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"