BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

COMO INGRESSAR NO CHQAO





         O Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO) tem como finalidades habilitar os subtenentes para ocupar cargos e desempenhar funções previstas para o Quadro Auxiliar de Oficiais (QAO), inerentes ao assessoramento nas áreas de Pessoal, de Finanças e de Logística nas Organizações Militares (OM) e ainda proporcionar os conhecimentos necessários ao aprimoramento dos atributos indispensáveis ao ingresso no oficialato.

         Em função da importância do CHQAO, inúmeros estudos foram e ainda estão sendo elaborados no âmbito da Força, envolvendo o Comando do Exército, o EME, o Departamento Geral do Pessoal (DGP) e o Departamento de Educação e Cultura do Exercito (DECEx), na busca de soluções que conciliará os interesses da Instituição com o plano de carreira dos nossos militares. O reflexo disso está na dificuldade de se normatizar o CHQAO, razão pela qual a demora na publicação da Portaria nº 105 EME de 29 de Agosto de 2011 substituiu a de Nr 032, EME, de 29 de Abril que já alterava as condições de funcionamento do curso, previstas na Portaria Nr 096 EME, de 23 de Julho. Com a nova portaria já aprovada no EME, o CHQAO será realizado com o seguinte formato: integrará a Linha de Ensino Bélico e na modalidade de graduação; será conduzido pela Escola de Instrução Especializada (EsIE), a partir do ano de 2013, em dois anos letivos, nas Organizações Militares em que servem os alunos matriculados; distribuído em 600 (seiscentas) horas de Educação a Distância (EAD), outras 600 (seiscentas) horas na modalidade de Atividade de Educação Continuada, como aprendizagem no ambiente de trabalho, concomitantemente às atividades de EAD, nas OM dos militares matriculados e a cargo dos respectivos comandantes, isto no primeiro ano letivo, pois, no segundo ano, será aplicado o Estágio Supervisionado, com duração de 400 (quatrocentos) horas, nas OM dos alunos matriculados e a cargo dos respectivos comandantes, com a coordenação pedagógica direta da EsIE. Quanto ao universo de seleção, chegou-se a conclusão que a melhor linha de ação é a que delega ao EME, por meio de portaria específica, estabelecer, anualmente o universo selecionável com as respectivas turmas de formação no âmbito dos primeiros-sargentos e subtenentes que poderão realizar o concurso de admissão (CA) ao CHQAO.

         As instruções regulados para o Concurso de Admissão do CHQAO, aguardam a aprovação do DECEx para serem publicadas. Nelas constarão a data do concurso, previsto para o 2º semestre de 2012, a relação de assuntos que serão cobrados no exame de seleção e as informações sobre aprovação, reprovação, validade, etc, isto é, tudo relacionado ao concurso de admissão.

         O CHQAO é uma exigência e uma necessidade advindas da nova Estratégia Nacional de Defesa que impôs ao DECEx uma profunda reestruturação no sistema de Ensino do Exército, assim sendo os órgãos internos da Força envolvidos, têm envidados esforços máximos para conduzir sua implantação, dentro dos preceitos legais e pedagógicos atuais, sem descuidar dos interesses legítimos dos nossos praças.
Mais informações consulte a Portaria N° 104 – EME, de 29 de Agosto de 2011
( Portaria do CHQAO).

Fonte: http://www.dee.ensino.eb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"