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quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

HELIBRÁS MONTA 1º SUPER COUGAR



Helicóptero pesado, parte de uma encomenda de R$ 5,2 bi do governo. veio da França e começará a receber conteúdo nacional 

Roberto Godoy - O Estado de S.Paulo


Chegou ao Brasil no dia 16 e já está no galpão da engenharia de projeto da Helibrás, em Itajubá (MG), o primeiro helicóptero pesado EC725 Super Cougar que vai entrar na linha de montagem nacional, que ficará pronta em 2012. Será o 17.º da série de 50 que a empresa, controlada pela francesa Eurocopter, produzirá para o governo brasileiro por cerca de R$ 5,2 bilhões e com transferência integral de tecnologia.


Testado e voado na Europa, servirá de protótipo para todo o conhecimento tecnológico entregue e também para o desenvolvimento de sistemas. "Toda a encomenda será concluída em 2020 com 50% de nacionalização, cerca de 3% acima da média internacional em operações desse tipo", diz o presidente da Helibrás, Eduardo Marson.


O plano estratégico da Eurocopter em relação à Helibrás, de acordo com Marson, é fazer do complexo brasileiro o seu quarto pilar mundial de produção, ao lado de Alemanha, França e Espanha. O investimento direto do grupo para o Programa ECT725 é estimado em R$ 500 milhões.


As primeiras 16 unidades do contrato com o Brasil sairão da França. Em 2012, outros três modelos operacionais serão entregues para as Forças Armadas. Uma quarta versão em configuração executiva vai para uso da Presidência da República. O conteúdo estrangeiro será gradativamente reduzido. Uma equipe de especialistas militares acompanha o processo desde o começo para garantir o domínio das tecnologias utilizadas.


As aeronaves serão "personalizadas" de acordo com seu destino final. O Exército quer os seus EC725 com um Flir, que usa o calor para "enxergar" à noite e sob neblina. Dois suportes laterais poderão receber metralhadoras e canhões leve, além de disparadores de foguetes. A Força Aérea está desenhando seu sistema de armas, mas terá a bordo um sensor de rastreamento de superfície. A Marinha vai adotar um conjunto de combate antissubmarino com recursos para detecção de alvos e lançamento de mísseis e torpedos.
Polo industrial. 


Há uma revolução em andamento na pequena Itajubá, cidade de 90 mil habitantes no sul de Minas Gerais, onde o governo quer implantar um polo aeronáutico. No centro deste processo está a Helibrás, controlada pela Eurocopter na qual o governo de Minas Gerais tem pequena fatia societária.


Criada há 33 anos, a companhia tem um saldo de 550 unidades entregues. Além de fornecer os EC725, a Helibrás está realizando a revitalização tecnológica de 32 modelos médios Pantera e de 36 Esquilos da Aviação do Exército. No total, são negócios da ordem de 2 bilhões.


Para cumprir a agenda, será inaugurada em março a nova unidade de produção, com hangar de 11,5 mil metros quadrados. O número de funcionários saltará dos atuais 610 para 1,1 mil, em 2015. O Centro de Engenharia, que prepara pessoal qualificado, aumentou a capacidade de 7 para 54 profissionais. O acordo bilateral franco-brasileiro prevê o treinamento de 96 funcionários brasileiros na França e a transferência de 44 franceses para Itajubá. A equipe vai criar em conjunto um simulador eletrônico de voo do Super Cougar, com movimento real nos três eixos e telas digitais. O valor do equipamento excede US$ 3 milhões.

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EUROCOPTER EC-725 SUPER COUGAR. O novo helicóptero das forças armadas brasileiras.


DESCRIÇÃO
Nas ultimas semanas o assunto “defesa” tem sido um protagonista importante nos jornais de grande circulação e na imprensa televisiva brasileira. Muito se tem falado das aquisições de submarinos, helicópteros e caças para as forças armadas do Brasil. Essa enxurrada de aquisições é decorrente de décadas de descaso governamental com nossas forças armadas e agora, de uma só vez, as autoridades estão correndo atrás do atraso. Um dos contratos já assinados se refere a aquisição de 50 exemplares do helicóptero de transporte médio EC-725 Super Cougar, desenvolvido pela Eurocopter, líder mundial na fabricação de helicópteros. O EC-725 adquirido será montado no Brasil, pela Helibras, uma empresa brasileira cuja maior parte das ações pertence a Eurocopter e será dividido entre a as forças armadas brasileiras na proporção de 18 unidades para a Força Aérea, 16 unidades para a Marinha e 16 unidades para o Exercit
o.

Acima: Derivado de uma grande família de helicopteros militares, o EC-725 levará para bem dentro do seculo 21 o nome Puma nos futuros campos be batalha.
O EC-725, foco deste artigo, é a ultima versão de uma extensa família de helicópteros cujo modelo base é o Aeropastiale SA-330 Puma já amplamente usado pelo Brasil na década de 80. Hoje, a Força Aérea Brasileira usa o modelo AS-332 Super Puma, assim como o Exercito do Brasil usa o AS-532 UE Cougar, também derivado do Puma. Com um histórico de 20 anos de bons serviços prestados as forças armadas do Brasil, nada mais natural que a aquisição do modelo EC-725, que além de ser uma versão muito mais moderna, é ainda, maior, e com capacidades melhoradas em relação a seus irmãos mais velhos.
O EC-725 fez seu primeiro vôo em novembro de 2000. Seu projeto visou o fornecimento de um helicóptero de busca e salvamento de combate (SAR) após o modelo AS-532 A2 Cougar ter sido rejeitado me testes para esta missão no fim da década de 90.

Acima: O painel do EC-725 é bastante completo e com seis displays multifuncionais que facilitam, em muito, o trabalho de pilotagem desta excelente maquina.
O EC-725 é propulsado por dois motores Turbomeca Makila 2A, controlados por um sistema FADEC (Full Authority Digital Engine), e que é uma versão com 35% a mais de potencia que o motor Makila 1 A1, usado no Cougar. Cada motor Makila 2A proporciona 2413 hp de potencia permitindo a o EC-725 atingir uma velocidade máxima de 314 km/h e a uma velocidade de cruzeiro de 280 km/h. Outra diferença em relação ao seu antecessor é a instalação de uma nova hélice com 5 pás no EC-725 (a dos outros modelos da família Puma/ Cougar usam uma hélice de 4 pás), o que melhora a qualidade de sustentação do helicóptero.
A capacidade de transporte de carga é de 5670 kg e a capacidade de transporte de tropas chega a 29 soldados equipados que vão sentados. Esses números já podem dar uma idéia do tamanho deste eficiente helicóptero.
A caixa de transmissão é mais resistente que a instalada no motor do Cougar, para poder resistir ao aumento de potência e peso do EC-725 e, além disso, tem um sistema de lubrificação de emergência quer funciona com um spray, e permite o motor continuar funcionando por até 30 minutos caso seja atingido o reservatório de óleo e este vaze.
Acima: Definitivamente, o novo grupo propulsor com uma nova hélice de 5 pás deram novo folego à este membro da família Puma/ Cougar.
O EC-725 é um helicóptero projetado para ser usado em busca e salvamento de combate e por isso é equipado de forma diferenciada em relação a outros helicópteros de transporte da família Puma. Existe uma torreta na frente do EC-725 que abriga um sensor Sagem Euroflir 350 que é na verdade um sistema FLIR (Visor de imagens infravermelhas), que permite o vôo em condições de vôo adversas, de dia ou de noite. O helicóptero está equipado com um sistema de alerta radar EWR-99 (RWR) que visa a tripulação que o helicóptero está sendo rastreado por um radar hostil. A suíte eletrônica possui, ainda, com um equipamento de navegação baseado no sistema de posicionamento global GPS e um sistema inercial. O EC-725 conta com lançadores de iscas tipo chaff e flares que opera integrado a um sistema MAW (alerta de aproximação de míssil). Outro elemento da suíte de proteção do EC-725 é o sensor de alerta de iluminação laser, que avisa quando o helicóptero está sendo iluminado por um designador laser.
Acima: Os sistemas eletrônicos e a blindagem removível, empregados no projeto do EC-725, permitem uma boa capacidade de sobrevivência em ambiente de combate.
O EC-725 pode ser armado com metralhadoras montadas nas portas laterais, como as FN Mag, em calibre 7,62X51 mm. Esta metralhadora dispara 1000 tiros por minuto e seu alcance efetivo é de 800 metros aproximadamente. Podem ser transportados, também, armamentos mais pesados montados em suportes laterais. Estes armamentos podem ser compostos por lançadores de foguetes não guiados de 68 mm e com 19 foguetes ou casulos de canhões de 20 mm fabricados pela GIAT francesa, carregados com 180 munições.
Acima: Nesta foto pode-se ver uma das possiveis composição de armamentos do EC-725. A esquerda, um casulo lançador de foguetes de 68 mm, e a direita, um casulo com um canhão GIAT de 20 mm.
O EC-725 trará as forças armadas brasileiras um incremento na capacidade de busca e salvamento de combate, apoio em casos de desastres naturais e transporte de tropas. A montagem será feita em Itajubá, Minas Gerais, cidade onde a Helibras mantém uma fabrica. O contrato previu um amplo pacote de transferência de tecnologia que vai promover a capacidade da Helibras em diversos sistemas do projeto do EC-725.
Acima: Um desenho em três dimensões do EC-725. A primeira vista ele pode se parecer muito com o Cougar, porém as novas tecnologias empregadas criaram um helicptero novo e mais capaz.FICHA TECNICA
Propulsão: 2 motores Turbomeca Makila 2A com 2413 hp cada.
Velocidade máxima: 314 Km/h.
Velocidade de cruzeiro: 280 Km/h.
Alcance: 1400 km (travessia).
Razão de subida vertical: 216 m/min.
Teto de serviço: 6000 m
Carga: 29 soldados equipados; Cargas externas de até 5670 kg.
Armamento: 2 metralhadoras FN MAG calibre 7,62X51 mm, casulos para 19 foguetes de 68 mm, Casulos com canhões GIAT de 20 mm.










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