BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

PARAQUEDISTAS NO ALEMÃO


Seiscentos homens vão ficar duas semanas na região para combater resistência pontual de traficantes armados

Vera Araújo






A Brigada Paraquedista do Exército voltará hoje ao Complexo do Alemão para agir nos pontos onde ainda há resistência do tráfico. Será uma intervenção pontual e feita com inteligência, para evitar traumas aos moradores das localidades que ainda sofrem com a presença de bandidos armados vendendo drogas. Cerca de 600 homens vão acampar na Serra da Misericórdia, um dos pontos mais altos da região, para não interferir na rotina da comunidade e dos militares do Exército que integram a Força de Pacificação. Os paraquedistas ficarão na região por duas semanas.


Mais soldados poderão reforçar a equipe


O objetivo é mostrar força e, se houver necessidade de mais soldados, outros grupos já estão prontos para deixar o quartel. A Brigada Paraquedista, que tem seis mil homens, é uma tropa de pronta resposta, uma espécie de Bope do Exército. A ordem para a operação que dará apoio à Força de Pacificação, chefiada pelo general Rêgo Barros, partiu do Comando de Operações Terrestres, em Brasília, e do Ministério da Defesa. As manobras da brigada começam às 8h de hoje. Os paraquedistas sairão da Vila Militar.


Segundo o comandante da Brigada Paraquedista, general de brigada José Lavaquial Sardenberg, a missão da sua tropa é "a garantia da lei e da ordem".


- Faremos um trabalho cirúrgico em apoio ao comando que está lá no momento. Será uma ação de inteligência para assegurar o controle dos locais onde a força ainda é necessária - explicou o general.


Com a experiência de quem liderou o primeiro grupo de militares que ocupou os complexos do Alemão e da Penha, em novembro do ano passado, o general Sardenberg preparou uma estratégia para atuar em diferentes pontos onde ainda há bandidos armados e venda de drogas. Esses locais estão sendo mantidos em sigilo pelo comando da Força de Pacificação. Mas já se sabe que, dentro da zona de ação da tropa, está a localidade da Pedra do Sapo, onde militares já fizeram filmagens de venda de drogas.


Em setembro deste ano, integrantes da Força de Pacificação chegaram a prender dois homens que vendiam cocaína na Rua 9, na Vila Cruzeiro, na Penha. O local havia sido filmado, por quatro horas e meia, por uma equipe de vigilância do Exército. Eles flagraram toda a movimentação da boca de fumo.


Um dos vídeos mostra uma verdadeira feira de drogas. Nas imagens, alguns usuários chegam a pé e outros são levados por mototáxis. A filmagem mostra um dos criminosos contando dinheiro após vender cocaína. Com a chegada de militares, todos fogem.


Ontem, integrantes da Força de Pacificação reforçavam a segurança nas estações do teleférico do Alemão. Desconfiados, moradores disseram que a situação estava calma, mas que, em alguns pontos do complexo, ainda havia homens armados e tráfico.


- Alguns deles ainda teimam em ficar nessa vida. Eles têm que se adequar à nova realidade - disse um morador, sem se identificar.


Um outro, mais orgulhoso, disse que a situação melhorou bastante:


- Antes eu morava na região mais perigosa do Rio. Hoje moro num ponto turístico.


Soldado foi baleado durante ataque de traficantes


A cada dois meses, o Exército troca o batalhão que comanda a Força de Pacificação. No último ano, as tropas de ocupação enfrentaram problemas. No dia 24 de novembro passado, um grupo de militares foi atacado a tiros por traficantes nas proximidades do Morro da Caixa D"Água, em Ramos, e um soldado foi baleado no antebraço. O policiamento foi reforçado, mas ninguém foi preso.


No início de setembro ocorreu um tiroteio na região, inclusive com balas traçantes cruzando a parte baixa do Complexo do Alemão. Na ocasião, bandidos que estavam no Morro da Baiana, favela vizinha ao Alemão, em Ramos, teriam disparado contra policiais militares e integrantes da Força de Pacificação. O tráfego na Estrada do Itararé, na altura da Avenida Itaoca, foi fechado. Ninguém se feriu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"