BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

OPERAÇÃO ÁGATA III


Vice-Presidente da República visita CMO

Campo Grande – No dia 5 de dezembro, o Vice-Presidente da República, Michel Temer, visitou o Quartel-General do Comando Militar do Oeste (CMO) com o objetivo de conhecer as atividades e resultados obtidos pela Operação Ágata 3, operação conjunta das Forças Armadas Brasileiras em coordenação com outros órgãos federais e estaduais na faixa de fronteira Oeste para combater ilícitos transfronteiriços e ambientais.

Michel Temer chegou acompanhado por uma comitiva formada por autoridades civis e militares, dentre as quais destacam-se o Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim; o Comandante do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri,  e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General-de-ExércitoJosé Carlos de Nardi.

Ao desembarcar na Base Aérea de Campo Grande, o Vice-Presidente foi recepcionado pelo Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e pelo Comandante Militar do Oeste, General-de-ExércitoJoão Francisco Ferreira. Logo após, o Vice-Presidente seguiu para o CMO, onde se reuniu com representantes das Forças Armadas e dos órgãos federais e estaduais que atuam na ações de patrulhamento, vigilância e fiscalização na faixa de fronteira Oeste.

Após a reunião, Michel Temer conheceu o Centro de Comando da Operação Ágata e concedeu uma entrevista aos jornalistas.
























ÁGATA 3 - "Nós vamos continuar com essas operações”, diz Vice-Presidente



Acompanhado pelo Ministro da Defesa, o Vice-Presidente da República, Michel Temer, visitou hoje (6/12) a base de desdobramento da Força Aérea Brasileira em Vilhena (RO) e disse estar satisfeito com os resultados da Operação Ágata 3. "Nós vamos continuar com essas operações. Isso já inibiu sensivelmente a criminalidade nas fronteiras e essa continuação diminuirá ainda mais", afirmou.

A visita de coordenação passou por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Em Vilhena, a comitiva foi recebida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Juniti Saito, e pelo Brigadeiro Luiz Fernando de Aguiar, que comanda a parte aérea da Ágata 3. O Vice-Presidente e o Ministro conheceram os aviões e helicópteros utilizados pela FAB na Operação. Eles também voaram até Costa Marques (RO) a bordo de um cargueiro militar C-105 Amazonas, aeronave que opera na região.

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, destacou o aparato tecnológico utilizado pela FAB e o entrosamento entre as Forças Armadas e as demais agências que participam das Operações Ágata, como o Ibama, Receita Federal, Funai e órgãos de segurança pública. Para o Ministro, a cada edição da Ágata há um crescimento da capacidade de combater os atos ilícitos na região de fronteira. "Se aprende de uma para outra. Algumas coisas são corrigidas, são aprimoradas", explicou.

Ágata 3 foi iniciada no dia 22 de novembro e tem como área de operações a região de fronteira do Brasil com o Peru, a Bolívia e parte do Paraguai. Em agosto, a Ágata 1 aconteceu na fronteira com a Colômbia e em setembro a Ágata 2 ocorreu nos limites com o Uruguai, a Argentina e o Paraguai. O objetivo dessas operações é combater atos ilícitos típicos das áreas fronteiriças, como o narcotráfico, contrabando e crimes ambientais.

Fonte: Agência Força Aérea




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"