BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

STM REFORMA DECISÃO CONTRA CIVIL


Tribunal Militar contraria decisão de juiz do Rio sobre civil que atacou soldado.

Diante da nova política de auxílio no controle da criminalidade carioca, como dissemos no artigo “pacificação altera a vida pessoal de militares”, a nova realidade que atinge a sociedade militar é agora similar a que sofrem os policiais militares do RJ, andando sobressaltados e sempre alertas, pois a qualquer momento podem ser vitimas de meliantes, por serem simplesmente reconhecidos como militares. Contudo, percebemos que o Superior Tribunal Militar tem feito sua parte, tratando com rigor as investidas contra militares federais que atuam na força de pacificação.

No inicio desse ano, conforme relata o STM, uma patrulha de soldados do EB, trabalhando na pacificação do morro do Alemão, foi agredida por um civil, que depois foi preso. O juiz auditor do tribunal militar do Rio de janeiro rejeitou a denúncia, alegando que o civil estava com o juízo alterado pelo uso de cocaína, mas o Superior Tribunal militar não concorda com a decisão e resolveu levar o indivíduo a julgamento por agressão.

Veja abaixo extrato do site Sociedade Militar (http://sociedademilitar.com) .

De acordo com o Ministério Público Militar (MPM), no dia 18 de maio deste ano, por volta das 15 horas, na praça São Lucas, Vila Cruzeiro, na cidade do Rio de Janeiro, três militares do Exército, integrantes da Força de Pacificação do Morro do Alemão, foram agredidos em um ponto de bloqueio.

O acusado, totalmente fora de si, aparentando estar drogado, passou a desacatar os militares, com agressões verbais e palavras de baixo calão. O comandante da equipe determinou, então, que o homem se compusesse, ordem a que ele se opôs violentamente, pegando uma espécie de enxada quebrada e partindo em direção aos patrulheiros.

A um dos soldados foi ordenado que carregasse a arma, com munição não letal, para compelir o acusado. Transtornado, o civil se desfez da enxada e tomou dois blocos de cimento, arremessando-os contra a patrulha. Um dos blocos atingiu um cabo do Exército. Uma outra patrulha, que também chegou ao local, deu voz de prisão ao acusado, que resistiu e ainda tentou tomar o fuzil de um dos soldados, informando que iria matar todos.

O caso foi levado ao Ministério Público Militar, que ofereceu denúncia contra o civil. O juiz-auditor substituto da 3ª Auditoria Militar do Rio de Janeiro, rejeitou a denúncia do MPM, por falta de justa causa para a ação penal. Em sua fundamentação, o juiz afirmou, em síntese, que discordava do MPM, acreditando serem verdadeiras as acusações, mas não via dolo na ação do denunciado. Segundo ele, todas as testemunhas afirmaram que o réu aparentava estar sob efeito de substâncias entorpecentes (cocaína) e não se encontrava em perfeitas condições mentais.

Porém, o ministro relator disse que toda e qualquer ação que envolva o Exército, em uma missão específica e difícil como a pacificação do Rio de Janeiro, tem que ser considerada com atenção. “O Exército representa o Estado e tem agido com respeito com a população. A nossa jurisprudência tem procurado proteger a atuação das Forças Armadas nessa tarefa, tão delicada, que é a garantia da lei e da ordem”, continuou. O Plenário, por maioria, acatou os argumentos do relator e votou pelo recebimento da denúncia contra o civil.
Fonte: Site Sociedade Militar


VEJA  ABAIXO A NOTÍCIA DO STM:

Morro do Alemão: STM recebe denúncia contra civil que agrediu soldado.


Brasília, 6 de dezembro de 2011 – O Superior Tribunal Militar (STM) reformou, nessa segunda-feira (5), decisão de juízo de primeiro grau e recebeu a denúncia contra o civil I.J.S, acusado de dar tijoladas em um soldado do Exército, em serviço, durante patrulha no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ). O civil se tornou réu por ter incorrido nos artigos 177 – resistência mediante ameaça ou violência – e 299 – desacato a militar no exercício de função – ambos do Código Penal Militar (CPM).
De acordo com o Ministério Público Militar (MPM), no dia 18 de maio deste ano, por volta das 15 horas, na praça São Lucas, Vila Cruzeiro, na cidade do Rio de Janeiro, três militares do Exército, integrantes da Força de Pacificação do Morro do Alemão,  foram agredidos em um ponto de bloqueio.
O acusado, totalmente fora de si, aparentando estar drogado, passou a desacatar os militares, com agressões verbais e palavras de baixo calão. O comandante da equipe determinou, então, que o homem se compusesse, ordem a que ele se opôs violentamente, pegando uma espécie de enxada quebrada e partindo em direção aos patrulheiros.
A um dos soldados foi ordenado que carregasse a arma, com munição não letal, para compelir o acusado. Transtornado, o civil se desfez da enxada e tomou dois blocos de cimento, arremessando-os contra a patrulha. Um dos blocos atingiu um cabo do Exército. Uma outra patrulha, que também chegou ao local, deu voz de prisão ao acusado, que resistiu e ainda tentou tomar o fuzil de um dos soldados, informando que iria matar todos.
O caso foi levado ao Ministério Público Militar, que ofereceu denúncia contra o civil. O juiz-auditor substituto da 3ª Auditoria Militar do Rio de Janeiro, rejeitou a denúncia do MPM, por falta de justa causa para a ação penal.  Em sua fundamentação, o juiz afirmou, em síntese, que discordava do MPM, acreditando serem verdadeiras as acusações, mas não via dolo na ação do denunciado. Segundo ele, todas as testemunhas afirmaram que o réu aparentava estar sob efeito de substâncias entorpecentes (cocaína) e não se encontrava em perfeitas condições mentais.
Para o juiz, não se deve submeter alguém a constrangimentos desnecessários, ainda mais em caso em que se impõe a exclusão da ilicitude ou da culpabilidade. “O fato envolve um usuário de drogas, catador de latas, cujo depoimento não revela qualquer nexo”, argumenta.  De acordo com o magistrado, não há finalidade em processo neste tipo de caso.  “Se trata de alguém que necessita do Estado, principalmente sob os aspectos social e financeiro, e não de um processo penal movido por este mesmo Estado”.
Em seu voto, o ministro relator, José Américo dos Santos, informou que o juízo subtraiu da procuradoria o direito de perseguir o agressor. Ele afirma que o conjunto probatório mostra-se suficientemente sólido para justificar o curso da pretendida ação penal militar, uma vez que houve crime, capaz de merecer a reprovação, além de estar demonstrada a culpabilidade. O ministro deu provimento ao recurso em sentido estrito do MPM, para receber a denúncia contra o civil, morador da Vila Cruzeiro, e determinou a baixa dos autos para prosseguimento da ação penal.
No entanto, em voto divergente, o ministro Carlos Alberto Marques Soares, disse que o juiz-auditor usou o bom senso na decisão. “Um catador de papel, inteiramente drogado. Não cabe a nós submetermos esse indivíduo a um processo penal militar. Essa ação, para mim, é uma ação penal sem sentido”, retrucou.
Porém, o ministro relator disse que toda e qualquer ação que envolva o Exército, em uma missão específica e difícil como a pacificação do Rio de Janeiro, tem que ser considerada com atenção. “O Exército representa o Estado e tem agido com respeito com a população. A nossa jurisprudência tem procurado proteger a atuação das Forças Armadas nessa tarefa, tão delicada, que é a garantia da lei e da ordem”, continuou.  
O Plenário, por maioria, acatou os argumentos do relator e votou pelo recebimento da denúncia contra o civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"