BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



domingo, 4 de dezembro de 2011

IRÃ DERRUBA AVIÃO REC AMERICANO

heron tp

Exército do Irã derrubou avião não-tripulado dos EUA, diz TV estatal

Incidente teria ocorrido no leste do país, segundo fonte militar.Teerã prometeu 'resposta ampla'.


 Reuters



O exército do Irã derrubou uma aeronave não-tripulada de reconhecimento dos Estados Unidos no leste do país e ameaçou responder à violação do espaço aéreo iraniano, disse uma fonte militar a uma emissora de TV estatal neste domingo.




De acordo com uma fonte militar que conversou com a emissora estatal iraniana Al Alam, "o Exército iraniano derrubou um avião não-tripulado norte-americano RQ 170 intruso no leste do Irã [...] A aeronave foi derrubada com poucos danos e capturada pelas Forças Armadas iranianas".

A ação acontece em um momento em que o Irã está buscando conter a reação externa ao ataque à embaixada britânica em Teerã por jovens, na terça-feira, ocorrida após o anúncio em Londres de que seriam impostas novas sanções ao banco central iraniano por conta das controvérsias em relação ao programa nuclear do país.


Em retaliação, o Reino Unido fechou sua representação na capital iraniana e determinou que todos os diplomatas iranianos deixassem Londres, medida que foi acompanhada por outros países da União Europeia, que chamaram seus embaixadores de volta.

O ataque estremece ainda mais as relações entre Europa e Irã e leva a uma crise diplomática. Ainda segundo a fonte militar "a resposta militar do Irã à violação do espaço aéreo promovida pela aeronave intrusa americana não se limitará às fronteiras iranianas".

Estados Unidos e Israel não descartam uma ação militar nas instalações nucleares iranianas se a diplomacia não conseguir resolver a disputa. O Irã rejeitou relatórios de Israel e Estados Unidos, com planos de ataque ao país, e advertiu que poderá revidar qualquer tentativa de invasão, atacando os interesses dos EUA no Golfo Pérsico e em Israel.

Analistas afirmam que Teerã poderá retaliar com ataques relâmpago ao Golfo e o bloqueio do estreito de Hormuz. Cerca de 40 por cento do petróleo comercializado passa pelo canal, local estratégico de transporte marítimo. O Irã afirmou em julho que havia derrubado um avião norte-americano não identificado que sobrevoava a cidade sagrada de Qom, próxima à usina nuclear de Fordu.

Copyright Thomson Reuters 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"