BEM VINDO

Bem vindo! Este blog tem por fim compartilhar notícias que, talvez, podem ser interessantes aos leitores. Sem tomar partido algum, a intenção aqui é meramente repassar informes sobre assuntos diversos veiculados na mídia, dentro do princípio de auxiliar com oportunidade. Cabe a cada qual, no uso do bom juízo e senso crítico, investigar a fonte e a veracidade das postagens. Os artigos aqui postados foram compilados da "internet" e não refletem necessariamente as ideias ou opiniões deste blogueiro. "Examinai tudo. Retende o bem (Ts 5:21)."



quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SIMPÓSIO SOBRE A CARREIRA SGT

Escola de Instrução Especializada


Escola de Sargentos das ArmasEscola de Aperfeiçoamento de Sargentos  das Armas


Pra quem não ficou sabendo oportunamente, foi realizado, no período de 20 a 22 de setembro de 2011, na Escola de Sargentos de Logística do Exército (EsSLog) o 1º Simpósio de Formação e Aperfeiçoamento de Sargento. O evento contou com a participação de palestrantes das três Forças Armadas, e objetivou extrair conclusões que sinalizem oportunidades de melhoria e a necessidade de realização de estudos voltados para a carreira dos Sargentos do Exército Brasileiro. Dentre os assuntos abordados, o que mais suscitou interesse e debate foi a questão do Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO), que vem provocando, país afora, discussões acaloradas e muita celeuma, sobretudo  nas diversas redes sociais e blogs sobre assuntos militares, sem falar nos debates pararelos, fora das vistas do comando, nos alojamentos de sargentos dos quartéis em todo país.

Entre os sargentos, as opiniões acerca do CHQAO são muito divididas. Há aqueles, sobretudo os já possuidores de curso superior, que acham que o indigitado curso possibilitará a progressão funcional dos sargentos de forma justa, imparcial e isonômica; alguns, alegam que a exigência do curso como condição "sine qua non" para a progressão na carreira dos sargentos concursados, contraria normas previamente estabelecidas antes da normatização final do CHQAO em 2011, tais como o Decreto nº 3.182, de 23 de setembro de 1999; outros, acham que os sargentos prejudicados ou preteridos no processo de seleção e promoção, inevitável e involuntariamente, transformar-se-ão numa legião de desmotivados pela falta de perspectiva e incentivo para prosseguir na carreira com o mesmo empenho; outros, ainda, mais radicais, acham que a exigência do concurso de admissão ao referido curso, este como pré-requisito para progressão na carreira, criará sentimentos de injustiça e revolta entre os sargentos tropeiros-operacionais, que ao longo de suas carreiras, lapso entre a regulamentação (1984) e a normatização (2011) do CHQAO, dedicaram-se exclusivamente ao serviço do Exército, relegando por conta disso a continuidade e aplicação nos estudos na rede de ensino tradicional.


Veja um extrato parcial do relatório do Simpósio:

1º Simpósio de Formação e Aperfeiçoamento de Sgt


 Publicado em 29 de setembro de 2011
 até o momento esta página teve 116 visitas.


Rio de Janeiro (RJ) – No dia 23 de setembro foi realizado na Escola de Sargento de Logística (EsSLog) o encerramento do 1º SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS.

Como fechamento do ciclo de palestras, O Gen Ex JARBAS BUENO DA COSTA e o Gen Bda JORGE ALBERTO DUARDES BOABAID proferiram, cada um, uma palestra com o seguinte tema: “Experiência profissional: da formação ao generalato”.

O evento foi finalizado com um almoço de confraternização onde os participantes do Simpósio almoçaram juntos com os alunos dos cursos de formação e aperfeiçoamento da EsSLog.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

"O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons."(M.L.King)
"LIBERDADE É CONHECER AS AMARRAS QUE NOS PRENDEM"